Translate

Por Ana Paula Kwitko

sábado, 14 de julho de 2012

CINE, DEVANEIOS E DELÍCIAS

               GAZPACHO E UMA GAÚCHA À BEIRA DE UM ATAQUE DE RISOS

Para além deste pedacinho da Península Ibérica, o cinema espanhol vem sendo representado há alguns pares de anos por Pedro Almodóvar. Polêmico, intenso em suas narrativas e vibrante nas suas imagens, o diretor possui uma estética que conta a história de um artista múltiplo, com gosto acentuado pela provocação e habilidade ímpar para contar do mundo feminino.
Mas meu pequeno "novo" país possui outros representantes tão ilustres quanto o cineasta manchego e o Gazpacho é um deles. Talvez bastante conhecido como, mas certamente "menos provado", esta sopa fria é uma delícia e uma iguaria muito simples de preparar. De origem Andaluz, está presente em todo menu da Espanha e é personagem importante do filme Mujeres al borde de un ataque de nervios, do Pedro (o Almodóvar, claro!).
Na obra de 1987 - que levou o cineasta ao reconhecimento "Oscarizável" -, a personagem Pepa, vivida por Carmen Maura, prepara o prato preferido de seu amante Ivan e nele coloca sonífero, levando muitos desavisados a nocaute. No entanto, o Gazpacho, sem esta intervenção de Pepa, é refrescante, leve e imperdível, assim como o filme.

Aí vai a minha receita, existem muitas. A quantidade dos ingredientes, o leitor define para o próximo mês. Explico: como estamos em julho, fica agosto, mas vale dizer que sempre o tomate em maior número.

Tomates (sem casca)
Pepinos (sem casca)
Cebolas ( tb aconselhável sem casca)
Pimentão
Alho (não coloque muito, pois teve uma vez que exagerei e nos deu uma baita azia)
Água

Modo de preparo:

Coloca tudo no liquidificador, bate e leva para geladeira. Na hora de servir acrescenta sal, pimenta moída, vinagre de vinho e azeite de oliva. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário