Uma das grandes surpresas - entre tantas - que já tive aqui na Espanha é a comemoração de San Juan. Com ares de ano novo, a noite de 23 de junho é comemorada com festa e muitos fogos. Nas ruas, nas casas, entre amigos, só se fala nisto.
Ao celebrar San Juan Bautista, o santo mais festejado aqui, todos estão, na verdade, comemorando o solstício de verão, a noite mais curta e o dia mais longo do ano. Numa mística que muito me encanta e me transborda de ânimo, todos festejam a renovação do espírito e da natureza. Celebração da luz sobre a escuridão. Rituais que contemplam o sol, o fogo e a água. Tesouros guardados brilham e podem agora serem descobertos!
Aqui no meu Pueblo, não se fala noutra coisa, as casas estão perfumadas, as cadeiras nas varandas, fogueiras à postos, barbacoas (churrasqueiras), frutas, piscinas limpas, famílias reunidas às margens do Mediterrâneo.
De origem pagã, do pouco que sei, o ritual é pré cristão e celebrado com esta veemência somente aqui na Espanha.
O elemento principal é o fogo e seu significado de purificação. Crianças e adultos buscam lenha e móveis ou objetos velhos para serem queimados num exercício lindo de limpeza e renovação.
Homens que celebram a natureza, vida que renasce a cada ciclo, sonhos que desabrocham como as flores. Como um amor que se abre mesmo estando ao teu lado tanto anos...
Noite para estar com a família e amigos, noite para sorrir, para ser leve, para esquecer as maldades, as diferenças. Noite para celebrar algo em comum...a esperança.
Estaremos en la noche de San Juan con nuestros gran amigos Agustí e Montserrat, beberemos cava, comeremos barbacoa y, de postre, coca de piñones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário