Translate

Por Ana Paula Kwitko

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O RETORNO DAS LESMAS ELEMENTAIS - Por Airton Kwitko



Eu juro”, falou ele (eu), solenemente. Estava (estou) vestido com uma espécie de túnica muito comum e apropriado para aqueles momentos. Sua (minha) longa e negra barba da véspera tinha se transformado em uma rala e grisalha penugem durante a longa e terrível noite anterior.
Juro”, repetiu (repeti), para espanto dos membros daquela cerimônia. Continuou (continuei): “Sei que tudo que eu (ele) disser poderá ser blábláblá...” (1).
Juro (de novo?) contar a verdade, somente a verdade e nada mais do que a verdade (ufa!)”.
Principiou (principiei): “Procurando filmes para baixar me deparei com um que tinha um título curioso: Slugterrâneo 2: O Retorno dos Elementais. Como eu nunca tinha ouvido falar do Slug 1 (2), busquei avidamente a sinopse desse filme, do 2, por suposto (3). E a encontrei, juro!” (Outra vez? Já jurou (jurei) 4 vezes; isso não está bem contado – o tal juramento pois o número de juramentos está, sim, bem contado -  pois a banalização do juramento o torna suspeito, como o próprio suspeito o é).
O excesso de juras afetou a plateia; gerou um burburinho e incômodo. Um membro, visivelmente alterado, bradou debaixo de seu outrora farto bigode negro (agora agrisalhado): “Chega de juras, hê cacete!”.
Retomando, pois essa digressão pode ter atrapalhado o leitor:
E a encontrei (4), juro (Esse “juro” não conta pois é mera repetição do “juro” anterior).  E dizia isso: 
 - Junjie, ex-Lançador hospedeiro do Goon do filme anterior, junta-se a gangue Shane e como a gangue Shane deve encontrar as 5 lesmas elementais antes de uma aliança do mal da velha e nova ameaça do Dr. Thaddeus Blakk e Goon que encontrou um novo lançador que mais tarde revelou ser o pai desaparecido de Eli, Will Shane. Eles devem encontrar todas as lesmas elementais e parar Blakk e Goon de transformá-las em lesmas fantasmas para destruir as 99 cavernas”. 
A platéia imediatamente após ouvir essas terríveis revelações põem-se em pé e enquanto alguns sentam, desmaiados, outros caem, tambem desmaiados, e outros permanecem em pé, esses não desmaiados: ouvem-se uivos e choros e ranger de dentes. No longo silêncio que se fez depois ainda se podia ouvir o ruido de alguns dentes caindo no solo. Com o que se pode deduzir que o silêncio não era tão silencioso assim.
Enfim!
Agora se sabe que encontrar todas (5) as lesmas elementais permitirá destruir as 99 cavernas. A Humanidade (6) estará salva, ao menos por enquanto, mas até quando? Creio que o Slug 3 abordará esse tema. Espera (espero) ansioso por ele.

Notas de pé de página, algumas sem pé nem cabeça, outras muito cabeça para entendimento. Observar que a nota “3” refere-se a “4” e vice versa. Esse aparente  equívoco é uma das tantas armadilhas que ele (eu) prepara, a fim de saber se o leitor está lendo mesmo.
1)    NR: O blábláblá foi editado a partir das suas (minhas) palavras originais, pois todos já viram em algum momento de suas vidas filmes policiais e quando o suspeito é preso ele blábláblá.
2)    Slug: forma coloquial de se referir ao Slugterrâneo.
3)    Encontrou (encontrei) a sinopse do Slugterrâneo 2.
4)    Por suposto: aqui nota-se claramente a influência espanhola em sua (minha) linguagem.
5)    Todas: são apenas 5 e não podem ter ido muito longe, pois afinal, são lesmas.

6)    Humanidade com “H” maiusculo, para diferenciar da humanidade com “h” minusculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário