Translate

Por Ana Paula Kwitko

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UM DIA DE TRAÇA - Por Airton Kwitko



A traça saiu do nicho do rodapé.


A intensa luminosidade agrediu seus olhos tracejados: apertou-os e pensou em mandar uma carta ao “seu” Ray Ban para sugerir óculos de sol para traças, um nicho de mercado. Cartas não: um e-mail, ou ainda um WhatsApp. Anotar isso para fazer depois.

A traça tinha acabado seu tórrido caso na sombra do rodapé com o traço. Os tracinhos e tracinhas resultados das longas manhãs de sexo tracejado ficaram como testemunhas dos êxtases e torpores. A traça não se preocupou com eles: sabia pela sabedoria traceal que encontrariam seus caminhos entre tantos tipos de traços, sabendo escolher entre os contínuos, interrompidos e até entre os traços ponto. E ponto, nova linha.

A traça subiu pela longa perna da mesa e chegou no topo: estava no auge de sua jornada. O senhor Eduardo (sobrenome não autorizado) preparava-se para comer/ devorar seu jantar: postas de bacalhau com arroz de pistache, acompanhado por arroz de marisco; um vinho meia boca que na boca se tornava meio-meio. Senhor Eduardo aspirava o aroma de seu prato; a traça aspirava o aroma do prato do senhor Eduardo. Os dois aspiravam o mesmo aroma. O prato só aspirava libertar-se do aroma e voltar ao armário, para a companhia de seus irmãos pratos. 

Senhor Eduardo viu a traça; a traça viu o prato; o prato não viu nada, não sabia de nada, achava que nem estava ali, como declarou depois à nossa reportagem. Aquela fração de segundo em que o Senhor Eduardo ficou com o garfo suspenso, olhando a traça e pensando em como sacar primeiro e atirar depois e perguntar nada, lhe pareceu uma eternidade; meio jovem ou meio velho como era, sentiu-se um Clint Eastwood dos westerns spaghetti de Sergio Leone dos anos 60. Se menos jovem ou mais velho fosse pensaria no John Wayne cujo verdadeiro nome era Marion Michael Morrison.
Fosse o que fosse – Clint, John, Marion – Senhor Eduardo retirou suavemente sua pantufa do pé direito e aplicou na traça um violento golpe: morte instantânea.

Senhor Eduardo voltou ao prato com aromas e ligou a TV: Rajoy irá continuar, o Barça é campeão do mundo, a Europa está em recuperação financeira, os imigrantes imigram, notícia do Brasil é um traço no noticiário.

A traça outro traço nessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário